Estes sistemas eram para poucas marchas, fazendo com que o ciclista
tivesse que abaixar diversas vezes pois estas alavancas ficavam junto ao
set tube. Inicialmente apenas o cambio traseiro tinha uma alavanca remota, o dianteiro continuava com uma alavanca com ação direta, ficando
assim conhecido como “suicide gears”.
A 1ª vez que vi um destes foi no filme Quicksilver – O Prazer de Ganhar de 1986 com Kevin Bacon. Ele aparece logo em uma das primeiras cenas do filme, no qual o personagem dele esta em um taxi e pede pro motorista apostar uma corrida com o ciclista que esta andando ao seu lado.
Fiquei espantado como funcionava o sistema, qual seria o tipo e tal, mas
nunca soube realmente o que era aquilo tudo. Até que vi novamente o
mesmo sistema sendo utilizado em outro filme, desta vez foi no American
Flyers de 1985 com Kevin Costner. E ele aparece em uma das cenas em que
Kevin e seu irmão estão “apostando” corrida com 2 homens montados em
seus cavalo
E aos poucos o sistema foi evoluindo e se refinando, chegando a um
modelo confiável e à prova de falhas, o que é excelente pois ele
funciona caso o ciclista tome um tombo e quebre ou desregule o sistema, e
assim funcionou durante décadas. Primeiro sem o sistema de fricção, no
qual o ciclista trocava de marchas conforme suas necessidades e
sensibilidade, regulando a alavanca para mais ou para menos, e quando a
marcha não encaixava fazia o famoso tec-tec.
Este sistema é o único entre os existentes que possui maior confiabilidade, simplicidade e leveza. E também o único que caso pare de funcionar e/ou precise de reparos a possibilidade de desindexar a alavanca e usar a bike sem nenhum problema. Fazendo que esses trocadores sejam produzidos ate hoje, mesmo que não sejam utilizados nas competições atualmente.
Esses trocadores são o principal alvo dos ciclistas mais preocupados com a confiabilidade das peças, pois muitos deles viajam muito em cima de suas bikes e muitas vezes não podem contar com manutenção, e por isso optam por durabilidade do ao invez de precisão e rapidez na troca das marchas.